Brindes: a tendência que retorna nas mãos dos jovens
Publicado em 03/11/2016 19:21:09
Por mais que exista um público segmentado para uma marca ou produto, a empresa precisa pensar na ampliação da sua atuação. Uma das fatias mais importantes do mercado, seja na área que for, é a jovem. Um quarto da população brasileira é composta por pessoas com até 35 anos e sua presença como consumidores é implacável.
O jovem brasileiro é conectado, disseminador de modas e tendências, um nativo digital e exigente em suas compras. Por esse motivo, agradá-los pode ser um desafio, especialmente quando o produto a ser vendido parece não ter sido feito para eles. Com as técnicas certas, porém, todo produto pode trazer um apelo a esse público. O importante é entender o ponto de vista do jovem, estar atento às suas preferências e suas necessidades e não o subestimar.
Toda estratégia de marketing valoriza um lado da equação: publicidade virtual, física, boca a boca e muitas outras são complementares e não devem ser deixadas de lado na hora de evidenciar a sua marca, ainda que uma ou outra ganhe mais atenção e investimento. O que muitas empresas estão esquecendo-se de aplicar é um método já antigo, mas ainda com muito potencial: os brindes.
Engana-se quem pensa que brindes são apenas canetas plásticas. Atualmente existe um mercado prolífico de brindes jovens, inclusive brindes tecnológicos, que não só são úteis como também se adaptam aos produtos da empresa, ajudando na construção da marca e evidenciando a mesma para o cliente.
Um exemplo de brindes desse tipo são os comercializados pela Davanas Brindes. Como uma empresa especializada na área de brindes corporativos e promocionais, eles perceberam o que faltava no mercado e estudaram possíveis inovações.
Abaixo listamos 5 categorias de brindes que podem favorecer sua campanha focada no público jovem:
1. Bolsas e mochilas
Bem mais específico, é o tipo de brinde a ser distribuído para poucas pessoas, dentro de um contexto (por uma agência de turismo, por exemplo).
2. Tecnologia
Aqui é onde residem os brindes mais procurados. Fones de ouvido, carregadores portáteis, speakers, pen drives e outros representam uma marca moderna e prestativa, sendo considerados os brindes mais úteis e provavelmente alguns dos mais utilizados pelos clientes.
3. Beleza e higiene
Esses brindes funcionam principalmente se forem distribuídos por marcas de cosméticos ou produtos de beleza no geral. Kits de maquiagem ou de higiene pessoal, espelhos, toalhas e porta joias, por exemplo, farão sucesso entre o público mais antenado
4. Gourmet
Qualquer empresa que tenha ligação com comida devem apostar em brindes que dialoguem com sua área. Kits de talheres, tábuas, vasilhas, copos e muitos outros caem bem.
5. Ferramentas
Lanternas, canivetes, estojos de ferramentas, são ótimos presentes de qualquer empresa de construção civil, decoração de ambientes ou utensílios domésticos.
Por mais que exista um público segmentado para uma marca ou produto, a empresa precisa pensar na ampliação da sua atuação. Uma das fatias mais importantes do mercado, seja na área que for, é a jovem. Um quarto da população brasileira é composta por pessoas com até 35 anos e sua presença como consumidores é implacável.
O jovem brasileiro é conectado, disseminador de modas e tendências, um nativo digital e exigente em suas compras. Por esse motivo, agradá-los pode ser um desafio, especialmente quando o produto a ser vendido parece não ter sido feito para eles. Com as técnicas certas, porém, todo produto pode trazer um apelo a esse público. O importante é entender o ponto de vista do jovem, estar atento às suas preferências e suas necessidades e não o subestimar.
Toda estratégia de marketing valoriza um lado da equação: publicidade virtual, física, boca a boca e muitas outras são complementares e não devem ser deixadas de lado na hora de evidenciar a sua marca, ainda que uma ou outra ganhe mais atenção e investimento. O que muitas empresas estão esquecendo-se de aplicar é um método já antigo, mas ainda com muito potencial: os brindes.
Engana-se quem pensa que brindes são apenas canetas plásticas. Atualmente existe um mercado prolífico de brindes jovens, inclusive brindes tecnológicos, que não só são úteis como também se adaptam aos produtos da empresa, ajudando na construção da marca e evidenciando a mesma para o cliente.
Um exemplo de brindes desse tipo são os comercializados pela Davanas Brindes. Como uma empresa especializada na área de brindes corporativos e promocionais, eles perceberam o que faltava no mercado e estudaram possíveis inovações.
Abaixo listamos 5 categorias de brindes que podem favorecer sua campanha focada no público jovem:
1. Bolsas e mochilas
Bem mais específico, é o tipo de brinde a ser distribuído para poucas pessoas, dentro de um contexto (por uma agência de turismo, por exemplo).
2. Tecnologia
Aqui é onde residem os brindes mais procurados. Fones de ouvido, carregadores portáteis, speakers, pen drives e outros representam uma marca moderna e prestativa, sendo considerados os brindes mais úteis e provavelmente alguns dos mais utilizados pelos clientes.
3. Beleza e higiene
Esses brindes funcionam principalmente se forem distribuídos por marcas de cosméticos ou produtos de beleza no geral. Kits de maquiagem ou de higiene pessoal, espelhos, toalhas e porta joias, por exemplo, farão sucesso entre o público mais antenado
4. Gourmet
Qualquer empresa que tenha ligação com comida devem apostar em brindes que dialoguem com sua área. Kits de talheres, tábuas, vasilhas, copos e muitos outros caem bem.
5. Ferramentas
Lanternas, canivetes, estojos de ferramentas, são ótimos presentes de qualquer empresa de construção civil, decoração de ambientes ou utensílios domésticos.